quinta-feira, 28 de outubro de 2021

Banco Central aumenta a taxa básica de juros para 7,75% a.a.

 COPOM - 26 e 27 Outubro 2021

Em sua 242ª reunião, encerrada em 27 de outubro de 2021, o Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu, por unanimidade, elevar a taxa Selic para 7,75% a.a.

Considerando o cenário básico, o balanço de riscos e o amplo conjunto de informações disponíveis, o Copom decidiu, por unanimidade, elevar a taxa básica de juros em 1,50 ponto percentual, para 7,75% a.a. O Comitê entende que essa decisão reflete seu cenário básico e um balanço de riscos de variância maior do que a usual para a inflação prospectiva e é compatível com a convergência da inflação para as metas no horizonte relevante, que inclui os anos-calendário de 2022 e 2023. Sem prejuízo de seu objetivo fundamental de assegurar a estabilidade de preços, essa decisão também implica suavização das flutuações do nível de atividade econômica e fomento do pleno emprego.

Para a próxima reunião, que ocorrerá nos 7 e 8 de dezembro, o Comitê antevê outro ajuste da mesma magnitude. O Copom enfatiza que os passos futuros da política monetária poderão ser ajustados para assegurar o cumprimento da meta de inflação e dependerão da evolução da atividade econômica, do balanço de riscos e das projeções e expectativas de inflação para o horizonte relevante da política monetária.

Fonte:https://www.bcb.gov.br/detalhenoticia/17545/nota acessado em 28/10/2021

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

|  Twitter  | |  Depto Financeiro |