Há! O cartão de crédito. Sabe aquela parte que você pode ganhar até 40 dias para pagar? Esta é a melhor parte. Tirando isto, tome muito cuidado. Quando chegar o vencimento da fatura pague. Pague tudo.
Há! E se não der? Bom, aí você tem algumas alternativas. A pior delas é pagar simplesmente o mínimo. Neste caso os juros podem chegar a 15,99% ao mês ou 492,99% ao ano.
Só para se ter uma idéia, o custo de captação dos bancos gira em torno da taxa CDI Cetip, cuja média ficou em 8,62% ao ano (taxa over ano) no dia 31/08/2009.
Nossa! E para onde vai toda esta diferença? Quem respondeu que vai para engordar o lucro dos bancos, acertou.
Do ponto de vista social e econômico isto se chama transferência de renda. Transferência de renda dos mais pobres para os mais ricos.
E do ponto de vista da Ética? Ética? Que ética? Zero de ética. O mundo que prima pelo econômico despreza a ética.
Bom, e as outras opções? Primeiro pare para pensar, peque uma folha de papel em branco e refaça o seu orçamento. Se não tiver um, é uma boa hora para fazer o seu primeiro orçamento pessoal. Calcule o quanto você pode pagar por mês, pegue o telefone e ligue para o banco. Negocie um parcelamento. Neste caso a taxa pode cair pela metade, ou mais. Depende do cartão. Não vai ficar barato assim mesmo, mas é muito melhor do que pagar simplesmente o mínimo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário