quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Taxa CDI como custo do dinheiro

CDI significa Certificado de Depósito Interfinanceiro. Esses certificados são emitidos eletronicamente pelos bancos quando da troca de recursos entre suas tesourarias. O dinheiro arrecadado pelos bancos através de diversas fontes de captação (depósitos livres, depósitos à prazo, floats etc.) é distribuído para várias fontes de aplicações (depósito compulsório no banco central, empréstimos, financiamentos etc.). O caixa dos bancos deve ser fechado todos os dias e a meta de reserva bancária deve ser cumprida. Se o saldo da reserva bancária de um banco estiver abaixo da meta esse banco pode tomar dinheiro emprestado de outro banco para cobrir o saldo junto ao banco central. Essas transações são lastreadas pelos CDI’s – Certificados de Depósitos Interfinanceiros, os quais são registrados na CETIP – Central de Liquidação de Títulos Privados. A CETIP calcula a média diária dos depósitos extra-grupo (são excluídas as operações entre um mesmo conglomerado) que registra, cujos dados ficam disponíveis ao mercado. Há também um corte bilateral de aproximadamente 5% dos dados extremos. Ou seja, as taxas registradas são colocadas em ordem crescente e o corte é feito no extremo superior (maiores) e inferior (menores).
A média diária é largamente utilizada pelo mercado como parâmetro para o custo do dinheiro de vários produtos financeiros, p.ex., CDB, LCI, Fundos referenciados DI, Empréstimos pós-fixados, Conta garantida pós-fixada etc.
Geralmente nos produtos de captação os bancos oferecem uma remuneração baseada em um percentual do CDI, tipo 95% do CDI. Já nas suas aplicações os bancos cobram o CDI cheio (100%) mais uma taxa pré-fixada de juros, tipo CDI + 1,5% ao mês.
A taxa média do CDI divulgada diariamente pela CETIP é informada em % ao ano, porém válida para operações de 1 dia útil. A taxa ou fator diário é informada com 8 casas decimais. Vejamos um exemplo.
Taxa CDI do dia 29 de janeiro de 2013 = 6,95% ao ano.
Cálculo do fator diário
(1+6,95/100)^(1/252) = 1,00026667
Onde 252 é o número (padrão) de dias úteis de um ano.
Subtraindo-se a unidade e multiplicando por 100 transformamos o fator em uma taxa, nesse caso igual a 0,02666700% ao dia, equivalente ao CDI cheio (100%).
Consulte a taxa do CDI aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

|  Twitter  | |  Depto Financeiro |