quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Projeção do CDI para março 2014

Nossa projeção do CDI para o acumulado no mês de março de 2014 é 0,76%. O mês de março conta com 19 dias úteis e não haverá reunião do COPOM no período. Portanto a meta SELIC, que foi fixada em 10,75% a.a. na última reunião de 26 de fevereiro permanecerá inalterada durante o próximo mês.

14 comentários:

  1. Olá Gil! Na reunião do COPOM de hoje (26/02) a taxa SELIC aumentou em 0,25, elevando para 10,75% a.a. Isso deve impactar na sua projeção, elevando um pouco mais o acumulado de março, correto? Mais uma vez, parabéns por esse trabalho que nos divulga, sem igual na internet brasileira... um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maurício, obrigado pelo comentário. Você tem razão. Vamos refazer as contas face a esta elevação de hoje.

      Excluir
    2. Gil boa tarde,
      como faço o calculo abaixo: CONTA GARANTIDA....VALOR 60.000,00 - TAXA DE JUROS 1,64% a.m e TAXA DE JUROS 21.5558534 a.a + CDI diário...valor utilizado 59828,14

      Excluir
    3. Depende do período de utilização. Dia a dia, com todas as datas e valor utilizado.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Sim Guardião, o post foi editado e a projeção alterada para 0,76%.

      Excluir
  3. Olá Gil, tenho acompanhado você direto, e parabenizo pelo excelente trabalho.Tenho Aplicação em LCI 92%, como conversado c/ você anteriormente, estou pensando em diversificar um pouco para Letra do tesouro Nacional, sou conservador, seria interessante? Veja que eu procuro melhorar a rentabilidade, não tenho necessidade de uso do recurso, mas sem risco, pois esse é a minha aposentadoria? Um grande abraço. Alexandre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre, para você conseguir a mesma rentabilidade no Tesouro Direto, em uma aplicação de 2 anos ou mais, a taxa deveria ser equivalente a 108% do CDI. A SELIC não rende isso. Algum título corrigido por índice de inflação poderia eventualmente atingir esse rendimento, mas não há nenhuma garantia de que isso vá ocorrer. Da mesma forma, pode ficar abaixo, dado que é pós-fixado. A única justificativa seria a diversificação para diluir risco de crédito, isso se você não estiver confortável com a solidez do seu banco.

      Excluir
    2. O meu investimento e na CEF, seria só para buscar uma rentabilidade melhor...

      Excluir
  4. Gil os dias 3 e 4 de março não há rentabilidade para quem investe em lci?
    Grande abraço, ótimo site!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Correto. Só há rentabilidade em produtos indexados ao CDI nos dias úteis nacionais, quando os bancos abrem. A única exceção é o último dia útil do ano, geralmente 31 de dezembro, quando os bancos não abrem, mesmo sendo entre segunda e sexta-feira, e tem rentabilidade.

      Excluir
  5. Boa tarde Gil Rodrigues,

    Tenha uma planilha de Capital de Giro para fazer para a empresa onde trabalho, essa operação foi fechada em 127% CDI e em 8 parcelas mensais, seria correto eu colocar uma previsão de taxa para conseguir chegar próximo ao valor real da parcela e qual taxa eu poderia colocar? As parcelas começam a vencer a partir de 24/09/2014

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa,
      Sim, você pode fazer uma projeção. Mas tudo depende do critério de cálculo utilizado pelo banco. Normalmente isso vem descrito no próprio contrato. Alguns bancos colocam até a fórmula de cálculo.
      Você deverá verificar se os 127% incidem sobre a variação diária do CDI ou se é do período cheio.
      Sem ver o contrato não dá para te responder qual CDI você vai usar.
      O CDI do dia 12 de março, por exemplo, foi 12,55% ao ano. Mas a previsão do CDI cheio para o mês de março é de 0,76% no período (entenda por período o próprio mês de março). No seu caso ainda tem a correção durante a carência, pois a primeira prestação só vence em setembro e estamos em março.
      Obrigado pelo seu comentário.
      Espero ter ajudado. Rsrs. É que não é tão simples assim.

      Excluir

|  Twitter  | |  Depto Financeiro |