sexta-feira, 1 de maio de 2015

Projeção do CDI para maio 2015

A projeção do CDI para o acumulado no mês de maio de 2015 é 0,98%. O mês de maio conta com 20 dias úteis e não haverá reunião do COPOM no período.
Na última reunião do COPOM, concluída em 29 de abril, o comitê elevou a meta SELIC para 13,25% a.a. Maior patamar desde dezembro 2008.

4 comentários:

  1. Prezado Gil;

    Estava aguardado você postar a projeção da CDI, e estou muito preocupado, vendo que possuo investimento em LCI 90% e foi o 4º mês consecutivo, em que o meu investimento não consegue acompanhar o IPCA (Inflação - perda de poder compra), como meu perfil é conservador,
    Solicito verificar com você um outro investimento (sugestão) ou talvez migrar para que possa buscar uma maior rentabilidade, evitando perca do poder de compra. Foi a 1ª renovação que efetuei neste investimento com essa taxa, ou seja, a cada 02 anos faço a renovação da LCI.

    Um Abraço;

    Eduardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Eduardo,
      Este ano a inflação disparou, tendo ficado acima de 1,20% ao mês nos meses de janeiro a março. Portanto se você olhar para trás, no curto prazo, o CDI está perdendo para a inflação.
      Mas como você é conservador e está investindo a longo prazo, podemos fazer uma outra comparação, qual seja: nos últimos 12 meses a variação do CDI foi de 11,2557% e a do IPCA foi de 8,1286%. Ou seja, nos últimos doze meses o CDI está ganhando da inflação. Vale também lembrar que a meta para a taxa SELIC foi elevada para 13,25% na última reunião do COPOM. O efeito esperado é a redução da inflação, que é medida pelo IPCA. Sei que a situação não é das mais favoráveis, mas não dá para ganhar sempre. O que seria ótimo.
      Como alternativa você tem os títulos do tesouro NTNB Principal, com vencimento em 15/05/2019, que estão pagando IPCA + 6,67% a.a. (esta taxa pode variar). Além das NTNB, com Juros Semestrais e vencimento em 15/08/2020, que estão pagando IPCA + 6,50% a.a. (esta taxa pode variar). Nas duas hipóteses você se protege contra a inflação, mas paga imposto de renda de acordo com a tabela de renda fixa.
      Espero ter ajudado.
      Um abraço.

      Excluir
  2. Tenho um contrato de empréstimo em conta corrente(conta garantida) cuja taxa atual é de CDI + 0,3% ao mês. O Banco para renovação propõe a taxa de CDI + 0,4 % ao mês ou 1,5% ao mês taxa anual de 19,56.
    Pergunto: qual melhor opção para renovação agora em junho com vencimento em 180 dias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CDI + 0,4 equivale hoje a 1,4837% ao mês ou 19,33% ao ano.
      O que é um pouco mais barato que os 19,56% prefixado. Todavia vai depender da sua expectativa de juros para os próximos meses. Isso depende da inflação e outros indicadores macroeconômicos e envolver um razoável grau de incerteza.

      Excluir

|  Twitter  | |  Depto Financeiro |