quarta-feira, 1 de março de 2017

Tesouro Direto – A escolha do título.

Antes de saber como escolher um título do Tesou Direto para investir, precisamos conhecer quais as características do títulos ofertados para venda.
Os títulos públicos disponíveis para investimento no Tesouro Direto podem ser classificados em três categorias principais:

Pós- fixados, indexados ao IPCA – São títulos que pagam rendimentos compostos pela inflação medida pelo IPCA, mais uma taxa fixa de juros, de 5,11% a.a. A parte fixa pode variar de acordo com o cenário econômico. Esse título é ideal para formar a sua reserva de longo prazo, destinada à aposentadoria, por exemplo. Nessa modalidade há títulos que pagam juros semestrais (NTNB), que poderão ser reinvestidos por você, mas não de forma automática, ou seja, você vai precisar interagir para fazer essa aplicação. Há também aqueles sem cupom semestral (NTNB-Principal), cujo rendimento total é creditado no vencimento. Em caso de uma emergência, ambos poderão ser revendidos ou resgatados antes do vencimento pelo preço de mercado.

Prefixados – Esses títulos rendem uma taxa de juros pré-definida em torno de 10% atualmente, que será paga integralmente no vencimento. Essa taxa varia de acordo com o cenário econômico. São indicados para momentos de queda da taxa de juros, quando você poderá fixar o seu ganho. Todavia, em caso de resgate antes do vencimento, o cálculo será feito pelo valor atual de mercado.

Pós- fixados, Indexados à Taxa Selic – São títulos com rendimentos diários, calculados com base na taxa Selic, média diária, publicada no site do Banco Central do Brasil. São títulos ideais para as aplicações de curto prazo ou quando você não sabe quando vai precisar do dinheiro. É a aplicação mais conservadora, pois segue sempre a média dos rendimentos do mercado de renda fixa, independente da queda ou da alta das taxas de juros. Possui liquidez diária.



Até o próximo post e bons investimentos!

2 comentários:

  1. Por que você colocou várias informações sobre tesouro direto?
    O que você acha dessas aplicações quanto ao rendimento em relação a outras modalidades de renda fixa?
    No atual cenário, qual o melhor título para aplicar? Considerando queda de juros no ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro Henrique. Coloquei essas informações porque o Tesouro Direto oferece as melhores aplicações de renda fixa do momento. Melhor que poupança, fundos, CDB, LC, por exemplo. Em um cenário de queda de juros os títulos prefixados são melhores, mas há risco de reversão do cenário e redução na rentabilidade. O tesouro SELIC não tem erro. Todavia ser for um aplicação de longo prazo, visando a aposentadoria, o tesouro IPCA pode ser a melhor opção. Ou seja, depende de vários fatores.

      Excluir

|  Twitter  | |  Depto Financeiro |