sábado, 12 de dezembro de 2020

PIX, o que é, para que serve e como funciona.

PIX, o que é, para que serve e como funciona.

O QUE É

O PIX é o “Sistema de Pagamentos Instantâneo”, criado e gerido no Brasil, pelo Banco Central, que entrou em operação no sistema financeiro brasileiro, de forma integral, a partir do dia 16 de novembro de 2020.

Todos os bancos e empresas de pagamentos com mais de 500 (quinhentos) mil clientes foram obrigadas a aderir desde o início. Para os demais o PIX é opcional.

O PIX é isento de tarifas para as pessoas físicas e MEI. As demais pessoas jurídicas podem sofrer uma pequena cobrança de acordo com a tabela de cada instituição financeira.

PARA QUE SERVE

O PIX serve para fazer e receber pagamentos, transferir dinheiro entre contas, tudo de forma instantânea. As operações do PIX são processadas em até 10 segundos.

COMO FUNCIONA

Nenhum cliente é obrigado a se cadastrar no PIX, mesmo assim pode fazer pagamentos e transferir dinheiro sem nenhum tipo de cadastro prévio.

Todas as instituições financeiras participantes do PIX são obrigadas a oferecer o menu do PIX de forma clara e logo no início de suas paginas na internet ou no aplicativo, mesmo para quem não fez nenhum tipo de cadastro no PIX, que mesmo assim podem utilizar o PIX para fazer um pagamento ou mandar dinheiro (fazer uma transferência) para outras contas.

Para quem for receber dinheiro pelo PIX, caso não tenha feito nenhum tipo de cadastro prévio, pode receber por dados bancários, como já é feito para TED e DOC.

Para facilitar o recebimento foi criado o sistema de chaves, que identifica o recebedor e a respectiva conta. Cada pessoa física pode ter até 5 (cinco) chaves por conta, sendo que a pessoa jurídica pode ter até 20 (vinte) chaves por conta.

Podem ser usados como chave:

CPF/CNPJ;

Endereço de E-mail;

Número do Celular;

Chave Aleatória.

Cada chave deve ser única e não pode ser repetida em outra instituição financeira. Então se você já usou o seu CPF no Banco Alfa, não pode usá-lo novamente no Banco Beta.

Agora vamos a alguns exemplos utilizando como parâmetro o App da CAIXA.



Como enviar um PIX (Pagar/Transferir)

Chave (clique em chave. Informe a chave do recebedor, valor e descrição);

Agência e conta (Clique em Agência e conta. Informe os dados de recebedor da forma como já é feito para TED e DOC, valor e descrição);

Utilizar QR Code (Clique em Utilizar QR code. Aponte a câmera do seu celular para o QR Code, informe valor e descrição);

Pix Copia e Cola (Clique em Pix Copia e Cola. Cole o código do QR Code no campo próprio, informe valor e descrição).

 

Como Receber um Pix (Receber Pix)

Clique em PIX, Minhas Chaves, Gerenciar Chaves. Escolha uma chave para compartilhar com quem vai lhe enviar um PIX.

Ou, Clique em PIX, Receber, Receber Pix, GERAR QR CODE PARA RECEBER PIX.

Escolha a chave, (os demais campos são opcionais);

Clique em CONTINUAR, clique em CONTINUAR novamente.

Nesta etapa o QR Code será gerado na tela do seu celular.

Você pode:

1)      Exibir o QR Code para ser lido por outro App que vai lhe fazer um pagamento;

2)      Copiar o Link. Nesse caso será copiado o código do QR Code para ser utilizado no Pix Copia e Cola.

3)      Compartilhar o QR Code. Nesse caso será compartilhada apenas a imagem do QR Code, que poderá ser impresso em papel ou na tela de outro dispositivo. Quando o QR Code é impresso na tela de um dispositivo você vai precisar de um segundo dispositivo para ler o QR Code do primeiro dispositivo. O dispositivo que vai pagar (ler o QR Code) é aquele que está executando o App do Banco pagador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

|  Twitter  | |  Depto Financeiro |