domingo, 25 de outubro de 2009

Renda perpétua.

-
                Quanto devo aplicar para ter uma renda de $1.000,00 pelo o resto da vida? Parece uma pergunta difícil, mas veja como é simples. Primeiro vamos escolher uma aplicação financeira, conservadora, ou seja, com risco baixo, verificar qual é a média dos rendimentos mensais desta aplicação e depois fazer a conta.
                A caderneta de poupança rende em média 0,55% ao mês. Dividindo 0,55 / 100 vamos ter como resultado 0,0055. Agora é só dividir o valor da renda desejada por este valor e encontrar o valor da aplicação. $1.000,00 / 0,0055 = $181.818,18.
                Agora, com esta grana toda na mão muita gente vai querer mais. Aí entre o fator risco. Aplicar em ações, imóvel, montar um negócio próprio, vai depender da ambição e da propensão ao risco de cada um.
-

2 comentários:

  1. Dificil é ter esta quantia para investir
    e paci~encia para deixá-la rendendo tão pouco
    Valew!

    ResponderExcluir
  2. Mas este raciocínio não me parece levar em conta que existe uma inflação corroendo o principal. Assim, se a pessoa utilizar esse parâmetro e sacar 1.000 mensalmente, ao final de 10 anos esses mesmos 1.000 estarão muito defasados em relação ao valor presente. Portanto, penso que o cálculo para a retirada deveria descontar a inflação, ou seja, é preciso sacar menos ou poupar mais para que o principal cresça ao menos no mesmo ritmo inflacionário.

    ResponderExcluir

|  Twitter  | |  Depto Financeiro |