quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Previdência Privada

-
   A maioria das pessoas acha que só se deve pensar em aposentadoria quando estiverem mais velhas. Na realidade o planejamento da aposentadoria deve ser feito o mais cedo possível - quanto mais cedo melhor. Isto porque um plano de previdência depende da acumulação de recursos, ou seja dos aportes mensais mais o rendimento do dinheiro, que vai formando, ao longo do tempo, a sua reserva financeira futura. Começando mais cedo, as contribuições mensais para o plano serão mais suaves, pois serão diluídas ao longo do tempo até a data escolhida para se aposentar.
   Com o aumento da expectativa de vida no mundo, os planos de aposentadoria oficiais têm entrado em colapso. A maioria dos países desenvolvidos e em desenvolvimento tem problemas, cujas conseqüências mais imediatas são o aumento da idade mínima para se aposentar e a redução do valor do benefício. Daí a necessidade de um plano de previdência complementar.
   Como alternativa o mercado brasileiro oferece os planos de previdência PGBL e VGBL.  A escolha de um ou de outro se baseia principalmente na tributação. No PGBL as contribuições podem ser deduzidas da base de cálculo do imposto de renda, na declaração de ajuste anual, até o limite de 12% da renda bruta tributável. É o produto ideal para quem usa o formulário completo.  No VGBL a tributação ocorre somente sobre os rendimentos do plano. É indicado para quem usa o formulário simplificado ou já contribuiu até o limite dos 12% no PGBL, no mesmo ano calendário.
-
Veja este excelente artigo sobre PGBL no Dinheirama
Veja este excelente artigo sobre VGBL no Dinheirama
Veja também a posição da justiça

Nenhum comentário:

Postar um comentário

|  Twitter  | |  Depto Financeiro |