quinta-feira, 3 de maio de 2012

Poupança poderá render menos, mas o problema continua

Quem aplicar na poupança a partir de 04 de maio de 2012 vai receber os rendimentos de acordo com a nova regra. Neste caso se a SELIC for igual ou menor que 8,50% a.a. o rendimento da poupança será o equivalente a 70% da SELIC.
Para uma SELIC igual a 8,50% a.a. a maioria dos fundos vai continuar remunerando menos que a poupança. E olha que nem incluímos a TR na conta. O motivo é muito simples – as taxas de administrações cobradas pelos fundos de investimentos no Brasil são extremamente altas e, quando mais a SELIC cair, mais o problema se agrava. 
A grande maioria dos fundos cobra taxa de administração superior a 1,50% ao ano, com algumas exceções. Sendo assim, quanto mais a SELIC baixar, maior será a representatividade da taxa de administração em relação à SELIC.
Veja uma simulação na tabela abaixo:
clip_image002

2 comentários:

  1. Olá! Gosto muito de seu blog, sempre útil, bem informativo e bem escrito. :) Acompanho sempre e fico bem informado. Parabéns!

    Só estou com medo que o governo reduza demais a taxa SELIC para tentar salvar a indústria nacional e que a inflação suba para a casa dos 8% ao ano no começo de 2013. Estou com medo deste novo e heterodoxo Banco Central, parece que eles não se preocupam mais em buscar uma inflação de 4,5%, que afinal de contas é o centro da meta de inflação estabelecida pelo próprio governo...

    Estou com medo que o rendimento das minhas aplicações financeiras, que representam anos e anos de muito trabalho duro e honesto, não consigam acompanhar a futura subida da inflação. O que fazer??? :(

    Abraços,

    Pequeno Investidor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma alternativa são os investimentos indexados aos índices de preços (ipca, igp-m) disponíveis na forma de debêntures, fundos e tesouro direto. O seu medo é justificável. No dia 02 de maio de 2012 a NTNB 150517 indexada ao IPCA estava pagando 4,08% ao ano. No dia 04 de maio o mesmo título do Tesouro Direto estava pagando 3,75% acima do IPCA. Esta queda pode ser interpretada como uma expectativa de alta da inflação. Melhor então é se proteger.

      Excluir

|  Twitter  | |  Depto Financeiro |