terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Os segredos da mente milionária

Ficar rico, não apenas conquistar a independência financeira. Essa é a proposta de T. Harv Eker no livro Os segredos da mente milionária.
O livro é um verdadeiro manual para conquistar a fortuna e a liberdade financeira tão desejada por muitos e atingida por poucos.
Na primeira parte o autor fala sobre “O seu modelo de dinheiro”. Na segunda parte trata de “Os arquivos de riqueza”.
O texto expõe de forma clara e detalhada a diferença entre a mente milionária e a mente de quem está na pindaíba e ensina como você pode treinar a sua mente para ficar rico, através dos “arquivos de riqueza”, num total de 17 arquivos.
Li e recomento o livro. Particularmente gostei mais do “Arquivo de riqueza nº 13”, no qual o autor descreve de forma didática os quatro fatores determinantes do patrimônio líquido, que são:

  1. Rendimentos;
  2. Poupança;
  3. Investimentos; e
  4. Simplificação.

Daí pode-se ver que os rendimentos não são a medida da riqueza e sim apenas um componente dela, que é medida pelo patrimônio líquido.
Os rendimentos podem ser ativos e passivos. Os ativos provêm da atividade, do trabalho. Os passivos são auferidos sem que haja uma participação direta e proporcional de trabalho, como juros de aplicações financeiras, dividendos de ações, aluguéis de imóveis etc.
A poupança é representada por aquela parcela do rendimento que é guardada regularmente na sua “conta da liberdade financeira” até se transformar em investimentos.
Os investimentos são aplicações inteligentes da sua poupança. Podem ser em ações, títulos, imóveis ou em um negócio próprio.
O quarto componente, a simplificação fecha o ciclo e é tão importante quanto os demais, pois segundo a lei de Parkinson: “A despesa cresce na proporção direta da receita” (T.Harv Eker, pág. 133). Ou seja, o candidato a milionário deve procurar simplificar o seu padrão de vida, senão tudo que ganhar irá pelo ralo. Todavia, o autor sugere algumas pequenas extravagâncias periódicas para provocar a sensação de abundância, riqueza, como alugar um carro de luxo, jantar em um restaurante ou hotel chique uma vez por mês. Para isso você deve depositar 10% dos seus rendimentos na “Conta da diversão”.

E muito mais. Se você gostou da amostra, aproveite as férias e boa leitura.
Feliz Natal e Próspero Ano Novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

|  Twitter  | |  Depto Financeiro |