sábado, 24 de agosto de 2019

CAIXA lança crédito imobiliário indexado ao IPCA.


Crédito imobiliário indexado ao IPCA.


A partir de 26 de agosto de 2019 vai estar disponível na CAIXA uma nova modalidade de financiamento imobiliário, indexado ao IPCA, índice de inflação oficial do governo.

O risco de atrelar os contratos ao IPCA é muito alto para os clientes do crédito imobiliário. Na prática a CAIXA vai transferir uma parte importante do risco de mercado para os clientes. Se houver uma crise e a inflação subir repentinamente o cliente está "ferrado". 

Posteriormente a CAIXA vai empacotar essas dívidas e vender para os investidores como uma nova modalidade de aplicação indexada ao IPCA, criando um hedge dos seus ativos. Assim o sistema financeiro ganha com uma nova fonte de captação, à custa do sofrimento desse povo já tão sofrido.

No sistema atual, pré-fixado (TR=Zero), o risco de mercado (descasamento de taxa e prazo) é todo da CAIXA, que como um banco federal e social tem todo aparato para gerenciar esse risco, ao contrário do povo, desprovido dos conhecimentos financeiros necessários a uma decisão consciente.

O risco para o mutuário é tão maior, que a CAIXA sabendo disso, limitou o comprometimento de rende a 20% da renda do cliente, contra 30% no modelo atual indexado pela TR-Taxa Referencial. Além disso, reduziu o prazo de 35 para 30 anos no modelo novo, indexado ao IPCA. Vamos ficar de olhos bem abertos para não cairmos nessa cilada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

|  Twitter  | |  Depto Financeiro |