sábado, 17 de agosto de 2019

Melhor Poupança para Seu Filho


Qual é a melhor poupança para o seu filho ou filha?

Bom, tudo vai depender dos prazos dos seus objetivos e da sua disponibilidade para acompanhar o mercado financeiro.

Se você não tem tempo para acompanhar o mercado financeiro, bota na POUPANÇA mesmo porque é simples, não exige nenhum conhecimento prévio e não lhe tomará o seu tempo. Lembre-se, tempo é dinheiro.

Agora, se você já acompanha o mercado financeiro, conhece as várias alternativas de renda fixa e renda variável, aí a história pode mudar um pouco. Para melhor.

Neste artigo vamos priorizar a segurança. Então minha sugestão começa pelo Tesouro Direto, que é garantido pelo governo federal.

No tesouro direto, sugiro a escolha de dois títulos: o Tesouro Selic, o mais conservador de todos e que rende mais que a poupança e o Tesouro IPCA. No Tesouro Selic você pode colocar uns 20% da sua poupança.

Os outros 80% você deve colocar no Tesouro IPCA, que rende uma taxa de juros reais acima da inflação.
O Tesouro IPCA 2024 está pagando 2,78% a.a. acima da inflação. E o Tesouro IPCA 2035 e o Tesouro IPCA 2045, hoje, estão pagando a variação do IPCA mais 3,53% a.a. de juros reais.

Como se trata de uma poupança de longo prazo, com muitas incertezas pelo caminho, no Tesouro IPCA você fica protegido contra a desvalorização do dinheiro provocada pela inflação.

Agora se você já conhece o mercado de ações você pode investir uma parte dos 80% no mercado de renda variável.
Sugiro que você faça uma escolha consciente e que faça uma gestão ativa da sua carteira. Não basta comprar as ações e deixar lá sem acompanhar. É preciso que você acompanhe o desempenho das suas ações, pelo menos uma vez por ano, após a publicação do balanço de cada empresa. Eventualmente você pode vender uma ação com baixo desempenho e comprar outra com maior potencial de crescimento.

Cada família tem um sonho. E é importante que você informe ao seu filho que ele tem uma poupança e também o objetivo a ser atingido. Pode ser uma viagem, o custeio da faculdade ou a compra de um automóvel. Não importa. O seu filho deve participar. Principalmente a partir dos 10 anos de idade, quando ele já tem certa noção das coisas.


Bons investimentos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

|  Twitter  | |  Depto Financeiro |